quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Doenças Profissionais X Doença do Trabalho


Duvida cruell... essas doenças, ambas ocupacionais, têm conceitos muito parecidos, mas há diferenças. Vai aí as definições e alguns exemplos:

DOENÇA PROFISSIONAL:
As doenças profissionais decorrem da exposição a agentes físicos, químicos e biológicos que agridem o organismo humano. (...). Todo trabalhador que sofrer uma intoxicação, afecção ou infecção causado por estes agentes foi acometido por uma doença profissional. (Sobrinho, 1995).

Exemplos:
  • L.E.R/D.O.R.T - Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteo-musculares;
  • Perda auditiva;
  • Pneumocarnose (bagaçose) - Ocorre com trabalhadores que executam atividades com cana-de-açúcar, pois as fibras da cana esmagada são assimiladas pelo sistema respiratório.

DOENÇA DO TRABALHO:
Segundo Sobrinho, 1995, as doenças do trabalho são resultantes de condições especiais de trabalho, não relacionadas em lei, e para quais se torna necessária a comprovação de que foram adquiridas em decorrência do trabalho.

Exemplos:
  • Alergias respiratórias proveniente de locais com ar-condicionado sem manutenção satisfatória;
  • Estresse;


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quem sou...

Me chamo Marchie Saleme, sou Enfermeira, formada pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e pós graduanda em Enfermagem do Trabalho.
Cansada de buscar informações objetivas e reais a respeito de Enfermagem do Trabalho e não encontrar, resolvi criar esse blog, com intuito de pesquisar acerca do tema e claro postar. Aprender Nunca é demais!!! Conhecer pessoas, fazer contato e trocar informações também não, portanto...
SEJAM MUITO BEM VINDOS!!!